O Perigo do Google Fora do Ar. Como Se Proteger?

A amaça foi direcionada para os usuários da Internet e não para o Google

O Google ficou fora do ar na tarde da terça-feira (03/01). A página do serviço foi redirecionada e mostrava um site com um anime e uma mensagem: “É um ótimo momento para morrer”.

A autoria do ataque é reivindicada por um hacker (ou um grupo) chamado Kuroi’SH. A página ainda enviava agradecimentos a outros hackers.

O ataque tirou do ar o serviço de busca e outros, como o Google Maps, o Tradutor e o Google Flights. O problema atingiu a Internet de diversas cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

Mais tarde o Google informou que o ataque foi aos servidores de DNS de um provedor específico, não revelado. O servidor de DNS é o equipamento responsável por traduzir os pedidos de navegação para o local correto. O comprometimento de um servidor DNS pode fazer que qualquer requisição (p.ex. do seu site de banco) seja redirecionada para qualquer lugar definido pelo hacker.

Ou seja, o ataque visto na verdade foi uma ameaça ao usuário da Internet, que se tornou refém do DNS infectado, e não ao Google.

Uma das formas de se proteger contra este tipo de ataque é selecionar um servidor de DNS seguro. O próprio Google possui um serviço público de DNS que pode ser configurado através deste link (em inglês).