Revelada Bateria de Lixo Nuclear que Dura Milhares de Anos

A energia da bateria de nano-diamantes vem de isótopos radioativos usados em reatores nucleares, segurança é o maior problema

Baterias Nucelares

Baterias que podem reduzir o problema de reciclagem

A startup NDB, com sede na Califórnia, desenvolveu uma bateria que usa lixo nuclear e tem carga que dura até 28.000 anos.

O poder da bateria de nano-diamantes vem de isótopos radioativos usados em reatores nucleares.

Seu núcleo radioativo é protegido por múltiplas camadas de diamantes sintéticos, um dos materiais mais difíceis de danificar ou quebrar.

A segurança contra vazamento é garantida pelas camadas de diamantes sintéticos que manterão os isótopos contidos enquanto emitirem radiação.

A eletricidade é produzida quando partículas de radiação nuclear são absorvidas pelo diamante e provocam excitação de elétrons em um processo de espalhamento inelástico.

A bateria pode ser usada para alimentar dispositivos e máquinas de qualquer tamanho, desde aeronaves e foguetes até veículos elétricos e smartphones.

Nima Golsharifi, CEO e cofundadora da NDB, disse: “Como membros da sociedade, estamos extremamente preocupados com o bem-estar do planeta e focados em reduzir as mudanças climáticas para proteger nosso planeta para as gerações futuras”.

“Com a bateria NDB, alcançamos um avanço tecnológico maciço, inovador e proprietário de uma bateria que é livre de emissões, dura milhares de anos e requer apenas acesso ao ar natural para alimentar os dispositivos.”

A empresa diz que o desenvolvimento do primeiro protótipo comercial de bateria está em andamento e estará disponível ainda este ano.

 

 

Fonte: Energy Live News