Retorno do Avião Supersônico nos Voos Comerciais

Com o anúncio da American Airlines já são duas empresas aéreas que estão bancando o retorno dos voos supersônicos, com aviões melhores que o antigo Concorde. 

Avião Supersonico

Overture produzido pela Boom

A American Airlines está apostando em um futuro em que os jatos supersônicos podem retornar aos céus, transportando passageiros em algumas rotas com velocidades mais de duas vezes mais rápidas que os atuais aviões comerciais.

Qual o tamenho da aposta, no entanto, ainda não está claro. A American, que disse ter feito um depósito para até 20 jatos supersônicos com a opção de comprar até mais 20, não compartilhar os termos financeiros do acordo.

Tudo depende, no entanto, se a empresa que vai construir os jatos, Boom Supersonic, pode cumprir suas promessas. Principalmente a de produzir aviões supersônicos com baixas emissões de carbono.

A Boom está desenvolvendo um jato chamado Overture que, segundo a empresa, será capaz de transportar de 65 a 80 passageiros a quase o dobro da velocidade do som (Mach 1,7).

Mas o jato ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento. A Boom revelou recentemente nova versão do projeto da aeronave, e que disse ter concluído testes em túnel de vento. A previsão é que os primeiros voos comerciais devem ocorrer até 2026.

O Overture é uma reminiscência do Concorde, o jato ultrarrápido – e extremamente caro – que voava sobre Oceano Atlântico por até US$ 10.000 o assento. O Concorde foi retirado de serviço em 2003 após quase 40 anos de atividade. Mas o jato consumia muito combustível e era barulhento demais para voar sobre a terra, sendo usado então em viagens pelo oceano, como sua popular rota de Londres a Nova York.

Especialistas disseram que jatos como o Concorde provavelmente não retornarão, em parte porque esses jatos precisariam encontrar clientes suficientes dispostos a pagar o preço premium. Mas isso não impediu a Boom, a American e a United Airlines – que anunciaram planos de comprar até 15 jatos da Boom – de colocar dinheiro e poder de marketing por trás dos planos para reviver as viagens aéreas supersônicas.

E a se considerar que as previsões dos especialistas em aviação comercial nem sempre são acertadas. 

A Boom diz que seus jatos podem entrar em serviço até 2026 e, voando até 20% mais rápido sobre a terra e mais de duas vezes mais rápido que os jatos comerciais atuais sobre o oceano, afirma a empresa.

“Voar de Nova York para Londres em três horas e trita minutos e de Los Angeles para Honolulu em três horas estão entre as muitas possibilidades”, afirma Boom.

O governo dos EUA também já mostrou interesse em reviver a era dos jatos supersônicos. A FAA (Anac americana) afirma em seu site que está atualmente trabalhando para estabelecer novas regras de trânsito para essas aeronaves, incluindo níveis de ruído permitidos em terra.

E a NASA está investindo dinheiro no desenvolvimento de um jato supersônico “silencioso”, chamado X-59, na esperança de passar essa tecnologia para o setor comercial. Com o primeiro teste previsto para o final deste ano.

 
 

Fonte: CNN