NASA Revela Avião Espacial para Voar em Lua de Saturno

A NASA revelou detalhes de um avião espacial que poderá um dia sobrevoar a maior lua de Saturno, Titã, e pousar nos seus lagos gelados.

Avião espacial voando em Titã
Avião chamado de TitanAir em representação artística

Apelidada de TitanAir, a nave voará pelos céus do mundo gelado antes de pousar em seus lagos de metano.

O conceito de TitanAir foi selecionado no início de 2023 pela Nasa como parte de tecnologia espacial experimental para estudo.

Os pesquisadores vão desenvolver ideias e muito mais usando a linha de financiamento da Nasa.

Quinn Morley da Planet Enterprises em Gig Harbor, Washington, foi o primeiro a visualizar o conceito.

Seu objetivo seria investigar a química da maior lua de Saturno: Titã.

Este mundo gelado apresenta uma superfície completamente obscurecida por uma atmosfera nebulosa e dourada.

Quinn Morley explica: “Este conceito do Titan Flyer visa ‘beber’ na condensação de metano e material orgânico da atmosfera através de uma seção permeável da superfície do bordo de ataque da asa.

“A capilaridade existente no interior da asa irá coletar este material ingerido e combiná-lo em um fluxo de fluido contínuo, que pode então ser encaminhado para instrumentos científicos dentro do flyer.

“Para permitir o voo intermitente de baixa altitude, o planador pousará nos mares de Titã como um barco voador – exceto que ‘barco’ implica água e, em Titã, os lagos são feitos de metano.”

Foto em close da lua Titã
Lua de Saturno – Titã (crédito SWNS)

A Nasa disse que voar em Titã será “relativamente fácil” devido à sua baixa gravidade e atmosfera espessa.

O artefato voador fará uma transição perfeita entre voar pela atmosfera de Titã e navegar por seus lagos, “muito parecido com um hidroavião na Terra”, acrescentou a agência espacial.

O programa de financiamento é o Nasa Innovative Advanced Concepts (NIAC) quepromove a inovação financiando estudos em estágio inicial para avaliar tecnologias que poderiam apoiar futuras missões.

A última rodada de prêmios fornecerá subsídios de US$ 175.000 para 14 visionários de nove estados da América.

O administrador da NASA, Bill Nelson, disse: “A NASA ousa tornar o impossível possível. Isso só é possível por causa dos inovadores, pensadores e realizadores que estão nos ajudando a imaginar e nos preparar para o futuro da exploração espacial.

“O programa NIAC ajuda a fornecer a esses cientistas e engenheiros inovadores as ferramentas e o suporte de que precisam para estimular a tecnologia que permitirá futuras missões da Nasa”.

Descrito como uma “missão de barco voador de baixo custo”, o projeto TitanAir se concentraria na ciência atmosférica e lacustre.

A Nasa diz que poderá também ter como alvo questões importantes específicas que permanecem não visadas por qualquer missão em Titan atualmente planejada.

Titã é a segunda maior lua do nosso sistema solar. Apenas a lua de Júpiter, Ganimedes, é maior, mas apenas por dois por cento.

Fonte: The Sun