Mercedes Cobra Anuidade Por Mais Potência no Carro Elétrico

A Mercedes-Benz oferecerá um serviço de assinatura nos Estados Unidos para liberar mais velocidade no carro elétrico da marca.

Mercedes-Benz EQS450 modelo de carro elétrico

Modelo EQS 450 elegível para assinatura

Por um custo anual de USD$ 1.200 (USD$ 100 por mês), mais impostos, a empresa permitirá que alguns modelos de carro elétrico acelerem de 0 a 100 km/h um segundo mais rápido.

Isso foi noticiado depois que a fabricante rival BMW começou a oferecer assinatura no início deste ano – para liberar recurso de assentos aquecidos.

A Mercedes confirmou que atualmente não planeja introduzir a assinatura em outros países.

A assinatura estará disponível para compra nos EUA nos veículos Mercedes-EQ EQE 350 e EQS 450, bem como em seus equivalentes SUV.

De acordo com a loja online da Mercedes nos EUA, o recurso “aumenta eletronicamente” a potência do motor do carro, assim como o torque.

Ao todo, estima-se que isso represente um aumento de 20 a 24% na potência, permitindo que um Mercedes-EQ 350 SUV acelere de 0 a 100 Km/h em cerca de 5,2 segundos, contra a 6,2 segundos sem a assinatura.

Jack McKeown, editor de automobilismo do jornal Courier, em Dundee, disse que o novo recurso da Mercedes era “não surpreendente, mas desalentador”.

“Quando você paga uma assinatura mensal de telefone ou banda larga, está pagando para a empresa fornecer e manter uma rede de dados”, disse ele.

“A Mercedes está pedindo que você pague pelo equipamento que já instalou no carro – e no qual presumivelmente já obteve uma margem de lucro quando você comprou o carro.”

“Tentar obter ainda mais lucro com os serviços de assinatura é uma tendência preocupante e espero que haja uma reação do consumidor contra isso.”

Esta reação negativa já ocorreu quando no meio do ano a BMW anunciou que os clientes teriam que pagar mensalidade para desbloquear assentos e volantes aquecidos em seus carros.

Outras iniciativa similares já ocorreram, em dezembro de 2021, a Toyota anunciou que cobraria de alguns motoristas USD$ 8 por mês para ligar remotamente seus carros usando um chaveiro.

Liberar recursos via compra on-line não é novidade, em 2019, a Tesla introduziu o “Acceleration Boost”, que faria que seus veículos Modelo 3 acelerem de 0 a 100 km/h meio segundo mais rápido por uma taxa única de USD$ 2.000.

O modelo de assinatura para funcionalidades nos carros elétricos aparenta ser uma estratégia para aumentar o lucro dos fabricantes sobre um mercado de carros que tem menor custo de manutenção e economia de combustível. 

 

 

Fonte: BBC