Companhia Aérea Europeia Encomenda Uma Frota de Naves Ecológicas

Empresa busca opção para reduzir as emissões em vôos comerciais

Dirigível para diminuir pegada de carbono

Visão do Dirigível em Vôo

Enquanto aumenta a busca por uma aviação menos prejudicial ao meio ambiente, uma companhia aérea espanhola colocou sua aposta ao encomendar novos dirigíveis híbridos – que causam mais impacto visual do que ambientais.

A Air Nostrum, que opera voos sob o guarda-chuva da Iberia Regional a partir de sua base de Valência, encomendou 10 aeronaves Airlander 10, com entrega prevista para 2026.
Anteriormente, seus fabricantes previam que a aeronave – que foi revelada em 2016 – estaria em serviço até 2025.

Fabricados pela Hybrid Air Vehicles (HAV), com sede no Reino Unido, as aeronaves híbridas podem reduzir emissões em 90%, de acordo com a empresa.

Mantidos no ar por hélio e eletricidade, eles acomodam 100 passageiros e tem alcance de voo entre 300 e 400 quilômetros, de acordo com o fabricante. No entanto, não espere um voo extremamente rápido – a velocidade máxima será de 129 Km/h.

A HAV diz que, no futuro, outras possíveis rotas de curto alcance para a aeronave podem incluir Liverpool a Belfast (270 Km), Seattle a Vancouver (205 Km) e Oslo a Estocolmo (423 Km). A aeronave pode fazer viagens ponto a ponto, já que não precisa de uma pista de aeroporto para pousar – orlas, áreas verdes e aeroportos subutilizados podem ser todos utilizados pelo HAV.

Visão do interior da nave

Interior com muito espaço e conforto

Os interiores são um pouco mais glamourosos do que as cabines de avião típicas, com uma configuração 1-2-1, alguns assentos de frente um para o outro e paredes transparentes que dão vista para o campo abaixo. Para quem gosta de ver para onde está indo, ele voará a uma altitude máxima de 6.000 metros.

A HAV começará a construir a frota este ano, criando 1.800 empregos em Yorkshire, Reino Unido.
A empresa disse que está trabalhando em “desenvolvimentos na propulsão elétrica” ​​e espera que o Airlander 10 se torne a primeira aeronave de grande escala a alcançar um voo com zero emissões de carbono.

Fonte: CNN