Bradesco e Claro criam Empresa de Pagamentos via Celular

Joint-venture vai centralizar operações das duas companhias

 

O banco Bradesco e a operadora móvel Claro anunciaram a criação da joint-venture Mobile Payment Operator (MPO). Este movimento possivelmente busca antecipar a possível regulamentação do mercado de mobile payment no Brasil e segue outras iniciativas, como o cartão Paggo entre a Oi e o Banco do Brasil. Externamente, esta parceria reflete o movimento feito no México com a criação do Transfer, entre a Telcel e o Citibank.

A parceria da Claro deve iniciar com um cartão de débito pré-pago virtual com acesso a serviços bancários tradicionais. Este lançamento deve ser anunciado no primeiro trimestre de 2013.

A estratégia da iniciativa é atingir o público que ainda não dispõem de acesso a produtos bancários, esta população desbancarizada atualmente soma mais de 40 milhões de pessoas segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este público quase sempre possui um aparelho celular.

Esta parceria deve também atacar o mercado de terminais mais evoluídos, pelo uso da tecnologia NFC (veja matéria sobre NFC), para pagamentos via aproximação do aparelho aos leitores de pagamento da Cielo. A operadora de cartões pretende ter ainda este ano 300 mil máquinas com a função de pagamento por proximidade. Atualmente alguns aparelhos smartphone possuem esta função embutida, como o Samsung Galaxy S3.

A responsabilidade da Claro será a de fornecer recursos e experiência em telecomunicações, provendo capacidade de rede para as transações.