Bateria Ecológica Pode Diminuir Dependência de Combustíveis Fósseis Para Pequenas Cidades

Pesquisadores finlandeses instalam a primeira “bateria de areia” totalmente funcional do mundo, que pode armazenar energia verde por meses a fio.

usina com bateria de areia

Usina em operação comercial

Um dispositivo que usa areia de baixa qualidade é carregado com calor originada de energia solar ou eólica e consegue manter a energia armazenada para uso futuro.
A areia armazena o calor em torno de 500C, o que pode ajudar a aquecer as casas no inverno, quando a energia é mais cara.
A Finlândia obtém a maior parte de seu gás da Rússia, então a guerra na Ucrânia chamou a atenção para a questão da energia verde.
Preocupações com fontes de calor e luz, especialmente com o longo e frio inverno finlandês no horizonte, preocupam políticos e cidadãos.
Mas em um canto de uma pequena usina de energia no oeste da Finlândia está uma nova tecnologia que tem o potencial de resolver essas preocupações.
O elemento chave neste dispositivo é cerca de 100 toneladas de areia de construção, empilhadas em um silo cinza fosco.
Esses grãos brutos podem representar uma maneira simples e econômica de armazenar energia para quando ela for mais necessária.
A questão mais difícil das fontes alternativas de energia, tais como solar e eólica, é sobre intermitência – como manter as luzes acesas quando o sol não brilha e o vento não sopra?
A resposta mais óbvia para esses problemas são as baterias de grande escala que podem armazenar e equilibrar as demandas de energia à medida que a rede se torna mais verde.
No momento, a maioria das baterias são feitas com lítio e são caras, possuem grande pegada de carbono e só podem lidar com uma quantidade limitada de excesso de energia.
A Polar Night Energy, empresa que desenvolveu o dispositivo e instalou na usina de Vatajankoski, Finlândia, que opera o sistema de aquecimento urbano da área.
Com eletricidade de fontes alternativas ele aquece a areia até 500C com um grande aquecedor elétrico (o mesmo processo que faz um fogão elétrico funcionar). Isso gera ar quente que circula na areia por meio de um trocador de calor.
A areia é um meio muito eficaz para armazenar calor e perde pouco com o tempo. Os desenvolvedores dizem que seu dispositivo pode manter a areia na temperatura de 500C por vários meses.
Assim, quando os preços da energia são mais altos, a bateria descarrega ar quente que é usado para aquecer água para o sistema de distribuição urbano, onde é bombeado para casas, escritórios e até mesmo para a piscina local.
Um dos grandes desafios agora é se a tecnologia pode ser ampliada para realmente fazer a diferença – e ser adaptada para obter eletricidade de volta. A eficiência cai drasticamente quando a areia é usada apenas para devolver energia à rede elétrica.
Mas armazenar energia verde como calor a longo prazo também é uma grande oportunidade para a indústria, onde a maior parte do calor de processo usado em alimentos e bebidas, têxteis ou produtos farmacêuticos vem da queima de combustíveis fósseis.
Outros grupos de pesquisa, como o Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA, estão analisando ativamente a areia como uma forma viável de bateria para energia verde.

Fonte: BBC