Usar celular pré-pago é mais caro

O custo das chamadas de pré-pago é mais caro que de conta

Nova chamada de celularUsar celular pré-pago parece ser uma boa opção por quem quer ter economia e controle dos gastos. Mas a aparente facilidade oculta um intrincado jogo de regras e tarifas que tornam o uso do pré-pago muito mais caro que o de celulares de conta ou pós-pagos.

Esta é a conclusão de um levantamento feito pelo idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Além de pagar mais caro por minuto, o usuário dos planos pré-pagos não tem acesso às ofertas que os planos de contas possuem, principalmente o de efetuar chamadas ilimitadas para números da mesma operadora.

Os planos pré-pagos de todas as operadoras (Claro, Oi, Tim e Vivo) cobram por uso as chamadas para mesma operadora (ou impõem limite), e no caso de chamadas para outra operadora, o custo fica bem mais elevado. Em todos os casos, os planos de conta possuem um valor por minuto muito mais baixo nas chamadas para números de outras operadoras. No caso mais extremo, a diferença de valores chega a R$0,70 por minuto excedente.

O dica dos especialistas é pesquisar antes de contratar um novo plano e estar sempre ligado nas promoções. Ter consciência da quantidade de chamadas realizadas no mês é um bom indicativo sobre o plano mais indicado ao seu perfil.

Enquanto isso, as operadoras argumentam que os planos de conta garantem uma previsão de receita mensal, o que não é garantido nos planos pré-pagos. Como os usuários pré-pagos tendem a recarregar com menos frequência e a usar menos o aparelho, as empresas alegam que o custo em mantê-los é maior, pois a rede fica ociosa, sem dar retorno ao investimento feito.

Mas quanto mais caro o serviço, menos as pessoas usam, em consequência, mais caro fica o serviço. Enquanto perdurar este círculo vicioso, mais penalizado será o consumidor.