Twitter caiu – e a Internet também / Por quê?

A Internet pode ser visualizada como uma grande malha viária interligando os endereços dos sites e dos computadores dos usuários. Os sites no Brasil (*.com.br) são ligados por ruas e avenidas e os sites internacionais (*.com) por rodovias entre as “cidades”.

Continuando nosso exercício, quando um usuário acessa um serviço na Web, o que ocorre é equivalente ao computador entregar um pacote a um mensageiro e pedir para ele trazer uma encomenda no endereço pedido (por exemplo: www.facebook.com). O mensageiro então pega o pacote, entra na rodovia e viaja para buscar o conteúdo no endereço.

A ordem dada ao mensageiro é que ele só pode voltar com a encomenda (conteúdo do site), e se demorar, não precisa voltar.

Quando o Twitter caiu foi equivalente ao endereço dele fechar a porta. Os mensageiros se acumularam aguardando para entrar, até que desistiram.

Mas como seu computador não sabe do problema, quando um mensageiro demora, ele manda outro, e mais outro, até algum voltar ou ele desistir. Mas o usuário pode pedir a encomenda (página) de novo, começando o ciclo, com o envio de mais mensageiros.

Páginas: 1 2 3