Torres de Celulares Podem Ser Árvores?

Camuflagem pode resolver (ou piorar) a poluição visual

 

antena-celularO rápido crescimento da tecnologia celular colocou praticamente um aparelho na mão de cada pessoa, pelo menos nas cidades. Mas o custo tem sido ver torres e antenas das operadoras crescendo como mato, em postes, edifícios, lotes e outros logradouros.

Apesar de toda a discussão sobre o impacto visual das antenas, pouco se tem dito de prático para resolver o problema. As iniciativas de regulamentação que definem somente os locais e distâncias das antenas, buscando retirá-las do nosso campo visual, somente prejudicam o sinal já pobre das operadoras e o nosso sacrifício diário para usar o celular.

Em algumas partes do mundo este dilema foi resolvido com a camuflagem das antenas, seja como parte da estrutura arquitetônica dos prédios e torres, ou seja como parte da vegetação. Isso mesmo, uma torre pode ser a próxima árvore vista da sua janela.

Na próxima página, temos uma amostra de duas sequências de fotos tiradas pelos fotógrafos Dillon Marsh (chamada de “Espécies Invasoras”), na África do Sul, e pelo fotógrafo Robert Voit (chamada de “Novas Árvores”), em várias partes do mundo. Estas galerias mostram como torres de telecomunicações podem ser ocultas na paisagem, mimetizadas de árvores.

Pode ser uma solução. Mas devemos sempre lembrar que o engraçado com a camuflagem é que, se feita porcamente, somente chama mais a atenção para o que se quer esconder.

 

 

Novas Árvores – Robert Voit

NextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnail
robertvoit_new_trees_2
robertvoit_new_trees_1
robertvoit_new_trees_3
robertvoit_new_trees_4
robertvoit_new_trees_5

 

Espécies Invasoras – Dillon Marsh

NextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnailNextGen ScrollGallery thumbnail
Invasive Species, Kraaifontein (2009)
Invasive Species, Stellenbosch (2009)
Invasive Species, Brackenfell South (2009)
Invasive Species, Bellville (2009)