Eleições e Seus Memes

Como Eduardo Paes elevou o nível da campanha

Vai trepar muitoTodas as eleições neste país seguem a mesma receita básica. Políticos em campanha fazendo o máximo para se mostrarem como legítimo representante da população. O que na maioria das vezes somente reforça, de forma constrangedora, o quanto eles já se afastaram dos pobres mortais.

Já estamos vendo isso na campanha para prefeitura de São Paulo, onde temos uma verdadeira romaria de candidatos comendo pastéis e outras especiarias da culinária de rua, com caras e bocas impagáveis.

Mas na campanha a prefeito do Rio de Janeiro, o atual mandatário deu uma mostra de quanto um político pode fazer para se mostrar integrado ao povo. Em um vídeo viralizado nas redes sociais, o Eduardo Paes constrange uma senhora durante a entrega de uma casa popular, primeiro falando que ela “vai trepar muito nesse quartinho” e depois dizendo para a platéia que está liberado com senha.

Na tentativa infantil de se mostrar “do povo” o prefeito somente mostrou a visão estereotipada dele. Não que as pessoas não façam sexo, mas chamar o aposento de “quartinho” e pretender ter um grau de intimidade inexistente com a senhora, ao aconselhar para ela “faz muito sexo aqui”, o prefeito mostrou que não pretence àquele ambiente.

Infelizmente, este caso é o mais escrachado, mas não é a exceção. Todos os candidatos tem o mesmo comportamento, da esquerda extrema aos conservadores, todos já se afastaram a muito do “povo”, e alguns sequer os conheceram. Não seria mais honesto para estes candidatos mostrarem respeito e boa vontade em criar uma nova cidade, independente de onde vieram? Afinal de conta, as boas ideias e competência não escolhem a origem.