Curiosity Matou o Rato de Marte?

Foto mostra rato em Marte – ou não?

 

Jipe Curiosity - RoverUma foto recente enviada pela Curiosity, o jipe da NASA que está pesquisando o solo marciano, mostra algo como uma rocha, mas que se assemelha a um rato. Tirada em 28 de setembro de 2012, na localidade de “Rocknest”, a sua avaliação por alguns blogs tem gerado muito barulho.

São ratos marcianos? Parecem com os ratos da Terra? Isso tudo é improvável, pois um rato terrestre (ou qualquer outro mamífero) teria grandes problemas para sobreviver nas condições marcianas. Principalmente pelo fato da atmosfera ser muito fina, a pressão do ar marciano é menos de 1% a da Terra. Em contato direto com a atmosfera de Marte, praticamente todos os fluidos corpóreos do rato, exceto o sangue, evaporaria na atmosfera marciana. Isso causaria sua morte imediata e seu corpo seco e murcho não pareceria com o rato roliço que aparenta estar na foto.

Fora este fato, a falta de oxigênio iria sufocar o pobre roedor, talvez matando mais rápido que a baixa pressão. Caso contrário, a temperatura marciana o congelaria até a morte, se já não estivesse morto. E não parece que um rato que tenha evoluído em Marte seria parecido com um rato terrestre.

Rosto em MarteUma das teorias que mais ecoaram pela Web é que a NASA arrumou uma forma de manter um rato vivo durante os meses da viagem a Marte, conseguido pousá-lo em segurança, somente para liberá-lo no solo sem nenhuma proteção. A NASA não faria isso, se a ética não a impedisse, o bom senso o faria.

Então o que temos aqui não é vida extra-terrestre, mas uma ilusão provocada pela nossa mente, que tenha criar padrões conhecidos de ratos, rostos e pirâmides onde há somente rochas e sombras.

 

Veja a foto e tire suas próprias conclusões.

 

Roedor marciano