Chocolate Amargo ou Escuro É Realmente Bom Para Nossa Saúde?

Há muito nos dizem que o chocolate não é um alimento saudável. Mas agora dizem que quanto mais escuro o chocolate, ou chocolate amargo, melhor para nossa saúde.

Chocolate Amargo

Pode chocolate ser saudável?

Os seres humanos têm consumido algum tipo de chocolate por milhares de anos. Na maior parte desse tempo, na forma de cacau líquido, feito de grãos de cacau.

Algumas culturas, foram além e adicionaram açúcar, leite e embalagens brilhantes. Aqueles que ainda consomem cacau na forma original, levaram os especialista ao debate se o chocolate pode ser bom para nossa saúde.

Os índios Kuna, por exemplo, que vivem nas ilhas San Blas do Panamá, têm pressão arterial baixa, que não aumenta com a idade, baixos níveis de ataques cardíacos, derrames, diabetes e câncer, e tendem a morrer velhos, diz Marji McCullough, diretor científico sênior de pesquisa em epidemiologia da American Cancer Society.

Para saber exatamente o que eles consomem diariamente, McCullough visitou os índios Kuna. Ela descobriu que eles consumiam cerca de quatro xícaras de cacau – cacau misturado com água e pequenas quantidades de açúcar – todos os dias.

Mas McCullough não pode atribuir a ótima saúde do índio Kuna ao consumo de cacau com certeza – especialmente porque eles também comiam duas vezes mais frutas e quatro vezes mais peixes do que a dieta média de um americano. Além disso, eles vivem estilos de vida mais ativos do que geralmente fazemos no Ocidente.

Em um outro estudo, os pesquisadores analisaram a dieta e a saúde de 20.000 pessoas e descobriram que comer até 100g de chocolate – incluindo chocolate ao leite – por dia estava associado a um menor risco de doenças cardíacas e derrames. Eles controlaram outros fatores que podem influenciar isso, incluindo tabagismo e níveis de exercício, mas disseram que pode haver outras explicações além do chocolate.

E então criaram um grande ensaio clínico para controlar outras causas possíveis, como dieta e estilo de vida. Este ensaio foi baseado na teoria de que os potenciais benefícios para a saúde do cacau poderiam estar relacionados ao seu alto nível de flavonóides, compostos vegetais também encontrados em frutas e chá.

O Cocoa Supplement and Multivitamin Outcomes Study, envolvendo 21.000 pessoas, descobriu que tomar suplementos diários de flavanol de cacau de 400 a 500mg pode reduzir o risco de uma pessoa morrer de doença cardíaca, reduzindo a pressão arterial e a inflamação no corpo.

Os cientistas usaram suplementos em vez de cacau real porque a concentração de flavonóides pode variar enormemente entre diferentes marcas de chocolate, dependendo da colheita, fabricação e processamento, diz Manson, que também foi o principal investigador do estudo.

O chocolate amargo pode ter até quatro vezes mais flavonóides que o chá, mas pesquisas mostram que o conteúdo de flavonóides é reduzido durante o processo de fabricação.

Atualmente não há consenso sobre a quantidade de flavonóides do cacau que você precisa para ter algum benefício na saúde, diz Gunter Kuhnle, professor de nutrição e ciência alimentar da Universidade de Reading.

Enquanto a Autoridade Europeia de Padrões Alimentares (EFSA) diz que cerca de 200mg de flavonóides de cacau, ou 10g de chocolate amargo são benéficos, dados mais recentes sugerem que cerca de 500mg por dia é mais provável que faça a diferença para nossa saúde. Isso é o equivalente a um pouco menos de uma pequena barra de 30g de chocolate.

“Não acho que qualquer abordagem para aumentar o teor de flavonoides nos chocolates os tornará um ‘alimento saudável’”, diz Kuhnle.

Testar os efeitos dos suplementos de flavanol de cacau também ignora os outros componentes do chocolate: açúcar e gordura saturada. O chocolate escuro geralmente contém manteiga de cacau, que é rica em gordura saturada, que tem sido associada a um risco maior de doenças cardíacas.

“Todas as gorduras do chocolate vêm da manteiga de cacau, um terço da gordura da manteiga de cacau é saturada e prejudicial à saúde”, diz Aedin Cassidy, professor da Escola de Ciências Biológicas. na Queen’s University em Belfast.

Embora os pesquisadores não tenham recomendado explicitamente comer chocolate para evitar doenças cardíacas, o artigo conclui que comer chocolate amargo regularmente provavelmente trará benefícios para nossa saúde. Uma afirmação que ainda precisa de mais confirmação.

“Pequenas quantidades de chocolate amargo não serão prejudiciais e podem desafiar seu relacionamento com o chocolate, porque uma pequena quantidade e não te fará sentir culpado. E o amargor tende a limitar a quantidade.”

O problema é que quanto maior o teor de flavonóides de cacau de uma barra de chocolate, mais amargo o sabor e quanto mais amargo o sabor, menos comercializável.

“Há um conflito entre os bons pedaços de cacau e o que precisamos adicionar para torná-lo comestível e agradável”, diz Mellor.

Para tornar as coisas mais complicadas, é possível que a gordura e o açúcar ajudem a tornar os flavonóides do chocolate mais biodisponíveis, o que significa que ficam mais fáceis de serem absorvidos pelo corpo.

“Alguns desses flavanóis são compostos orgânicos complexos, e uma maneira de melhorar a absorção é colocando açúcar neles”, diz ele.

“Chocolate não é um alimento saudável e, considerando a quantidade de açúcar e gordura na maioria dos chocolates, é provável que qualquer benefício dos flavanóis seja insignificante em comparação com os efeitos adversos de comer demais”, diz Kuhnle, apontado para falta de estudos mais conclusivos.

Estamos também vendo o aparecimento de pequenas empresas “bean-to-bar” que produzem cacau com foco na preservação do sabor. Mas o processo de preservação do sabor do grão de cacau pode resultar em um chocolate mais saudável?

Embora você possa encontrar flavonóides em muitos alimentos diferentes do chocolate, estudos sugerem que o chocolate amargo ainda pode se encaixar em uma dieta saudável.

“É razoável consumir chocolate amargo com alta porcentagem de cacau várias vezes por semana, desde que você evite calorias excessivas, mas não deve ser visto como um alimento saudável que você tenha que comer mais”, diz Manson.

“Tente aumentar os flavonóides através da dieta, com chá, frutas vermelhas, uvas e outras frutas, bem como uma quantidade moderada de chocolate com alto teor de cacau”.

Bom senso e equilíbrio ainda é o melhor conselho para uma dieta saudável.

 

 

Fonte: BBC Future