Números celulares de SP (DDD 11) serão acrescidos com “9”

No próximo domingo, dia 29, os quase 35 milhões de celulares habilitados e que usam o DDD 11, com a região metropolitana de São Paulo e outros municípios do interior, como Jundiaí e Atibaia, terão um novo dígito acrescido a seus números de telefone.

Como o número de linhas habilitadas está perigosamente perto do limite de combinações possíveis, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que todas as linhas celulares em uso fossem acrescidas de um novo dígito. A única exceção é para empresas que usam conexão via rádio, ou seja, serviços de despacho, caso da Nextel.

A inclusão do nono dígito foi uma decisão da agência para ampliar o número de combinações possíveis nos telefones móveis. Atualmente, as combinações com os oito dígitos atuais permitem ter no máximo 44 milhões de números celulares em cada DDD.

Pela determinação, todos os usuários receberão o número “9” na frente dos oito dígitos que já possuem. Assim, um telefone 8000-0000 será no próximo domingo, 98000-0000. Para permitir a adaptação ao novo sistema, todas as chamadas locais não acrescidas do “9” serão direcionadas para o número correto até 7 de Agosto.

Após o dia 8, as chamadas discadas sem nove dígitos receberá uma mensagem da Anatel e não será completada. Esta mensagem deve durar até 15 de janeiro de 2013, após o qual não haverá qualquer aviso para o usuário sobre a necessidade de acrescentar o novo dígito.

Esta mudança afeta também que faz chamadas de longa distância para o DDD 11, que deverá também se lembrar de acrescentar o dígito “9” após o DDD 11.