Lâmpadas Fluorescentes Compactas Duram Pouco e Gastam Muito

Teste feito por entidade mostra como o consumidor é enganado

 

Lâmpada LigadaA entidade Proteste realizou testes em oito marcas de lâmpadas fluorescentes compactas e identificou vários problemas em todas elas. As lâmpadas avaliadas tem a potência de 15W, o que é equivalente à luminosidade de uma lâmpada incandescente de 60W.

Apesarem de ser mais caras, os consumidores preferem as fluorescentes por acreditarem que elas duram mais e reduzem o valor da conta de luz. Mas para a entidade de defesa do consumidor, nenhuma das marcas atenderam a estes requisitos.

O problemas começam na embalagem, algumas informam um prazo de durabilidade irreal. Por exemplo, a marca Ourolux diz ter duração de sete anos, mas os testes mostram que não ultrapassam os dois anos, caso sejam ligadas e desligadas até dez vezes por dia.

O resultado do teste de durabilidade mostrou que as marcas Osram, Golden, Kian e Ourolux não resistem nem dois anos se forem acendidas e apagadas dez vezes por dia. O melhor resultado ficou com a marca Sylvania, que pode durar até seta anos com quatro ciclos de ligar e desligar por dia.

A lâmpadas testadas também mostraram que sofrem desgaste com o tempo, aqui todas as marcas perderam 10% ou mais de luminosidade após duas mil horas de uso. Quanto a eficiência energética, ou seja, a capacidade de iluminar mais com um consumo menor, as marcas testadas também não foram bem. Neste requisito somente as marcas Osram, Empalux e Tashibra se comportaram melhor.

As marcas testadas foram: Empalux, FLC, Golden, Kian, Osram, Ourolux, Sylvania e Tashibra.