Entidade Recomenda Não Comprar 4G – Mas e os Planos de Dados?

PROTESTE entende que 4G é propaganda enganosa

 

Medidor sinal 4GSegundo a Proteste Associação de Consumidores, o lançamento do 4G pode ser caracterizado como propaganda enganosa. A razão é a baixa cobertura do serviço aliado ao elevado custo dos aparelhos compatíveis, que na prática faria que os assinantes do 4G acabem tendo que usar o 3G.

Outra queixa da Proteste é que a ANATEL definiu a frequência do 4G em uma faixa (2,5GHz) que não tem abrangência de uso e de aparelhos. A entidade informa que a agência reguladora já homologou diversos terminais que suportam 4G, mas não na frequência adotada no país. Um exemplo é o iPhone 5, que suporta 4G na frequência de 700MHz nos EUA e em outros países, mas ainda não suporta o 4G brasileiro, segundo a Apple.

Avaliação

De acordo com especialistas consultados pelo Lugar Vazio, o alerta do Proteste é importante, mas outros aspectos devem também serem avaliados pelos consumidores antes de decidir pelo 4G.

O primeiro ponto é quanto à frequência do 4G nacional. A faixa selecionada pela Anatel realmente ainda não é muito utilizada no mundo e possui algumas características que dificultam o funcionamento dentro de construções. Mas a questão da cobertura tem mais a ver com o cronograma definido pela agência e a sua capacidade de fiscalizar o cumprimento das metas pelas operadoras. Nas obrigações impostas às empresas, até o meio do ano, somente as cidades sedes da Copa das Confederações devem ter o serviço 4G, nos centros urbanos e locais dos eventos.

A frequência de operação da rede 4G não deve afetar no longo prazo a vida do usuário, pois historicamente vemos que os fabricantes de aparelhos incluem suporte para várias bandas, a medida do aumento da demanda e uso. A disponibilidade de aparelhos deve afetar o serviço inicialmente, mas caso o usuário não tenha interesse em viajar para outro país e utilizar o 4G fora, que é bem mais caro, não há maior restrição em adquirir um aparelho novo com 4G. A oferta de dispositivos ainda é pequena, mas significativa, incluindo o Samsung Galaxy S4.

Os planos de dados são o ponto mais interessante, pois a maioria das operadoras não está realmente vendendo um plano 4G, mas um plano com a franquia maior que permite o uso com o 4G. Esta estratégia permite vender os novos planos mesmo onde não há ainda 4G disponível. Desta forma, o cliente deve avaliar primeiro se há necessidade de ter a franquia maior, caso sim, avaliar a melhor oferta entre as operadoras. Caso o usuário deseje somente ter acesso a mais velocidade, deve considerar também a disponibilidade do serviço na cidade, e mesmo no bairro onde vai utilizar a rede. Caso contrário, pode levar gato por lebre.