Apple está moldando o Twitter para comprar?

Apple Twitter logoImagine uma empresa que controla de forma obsessiva seu ecossistema de produtos. Uma companhia que demanda um alto grau de consistência nas áreas de desenho visual e experiência do usuário. Uma corporação que rotineiramente sacrifica os interesses de desenvolvedores externos sem uma segunda opinião.

Esta é a Apple, certo? Mas na verdade está mais para o Twitter.

Mas não o Twitter que conhecemos e gostamos, mas o que está surgindo como um novo detalhista provedor de tweets. E para o colaborador da Forbes pode-se ver o dedo da Apple em todos os lugares.

Algumas semanas atrás houveram rumores reportados pelo The New York Times e outros, que, “Apple, que teve malogrado seu esforço de entrar nas mídias sociais, está conversando com o Twitter sobre a possibilidade de fazer um investimento estratégico”. Muitos comentaristas disseram que, não, Apple não está investindo, e mesmo que ela não precisa fazer.

Mas, dede então, o Twitter começou a bater forte nos desenvolvedores que construíram negócios no topo da sua plataforma. Eles limitaram o acesso as API (interfaces de programação) por aplicativos que cresceram muito depressa sem ter um acordo explícito com o Twitter.

O Twitter está integrado no IOS e no sistema X Mountain Lion, e se imagina que estará nas próximas versões do iTunes, App Store e Apple TV. Mas a Apple realmente quer este grau de integração com uma empresa que não controla? E se o Twitter voltar atrás e fizer com a Apple o que fez com os demais desenvolvedores?

 

Páginas: 1 2