Guia e Orientação sobre Empréstimo Consignado

Dicas para Fazer Empréstimo Consignado

 

Com a redução dos juros bancários, em sintonia com a redução da SELIC, os empréstimos pessoais se tornam uma possibilidade atrativa de obter crédito no mercado. Dentre as modalidades existentes de crédito pessoal, o empréstimo consignado é uma das que oferecem juros mais baixos, sendo mais vantajoso que o crédito bancário e o cheque especial. Abaixo descrevo de maneira simples o que é o empréstimo consignado.

Mas atenção, este artigo não representa uma recomendação para a realização de empréstimos consignados ou qualquer outro tipo de operação similar, tais decisões são de cunho próprio e devem ser buscadas em casos bem específicos, após muita pesquisa e reflexão.

Mesmo com a baixa histórica, os juros brasileiros ainda são os maiores do mundo. Tenha sempre isso em conta ao iniciar uma dívida.

Primeiro a definição de consignar: v. tr. 1. Determinar ou assinalar renda ou quantia para certa despesa ou extinção de dívida. 2. Depositar uma quantia como caução de um contrato ou para ter aplicação posterior.

Empréstimo consignado trata-se de uma modalidade de empréstimo com desconto das prestações em folha de pagamento ou contracheque, sendo que o consignatário é o órgão encarregado de recolher as prestações, e em se tratando de crédito consignado, é a empresa pagadora do salário. Desta forma, o trabalhador ao contratar esta modalidade de empréstimo receberá seu salário já deduzido da prestação devida à instituição financeira.

O empréstimo consignado é mais seguro para a instituição financeira, pois a cobrança é automática, diretamente no contracheque, e a responsabilidade é do empregador ou do sindicato. Esta razão contribui para que tenha juros mais baixos que as outras modalidades de crédito pessoal.

O primeiro passo ao se habilitar a um empréstimo consignado é procurar a área responsável na empresa em que trabalha. No caso dos aposentados, deve se procurar um dos bancos credenciados pelo MPAS.

Os trabalhadores não necessitam ter conta corrente na instituição financeira em contratam o empréstimo, ou seja, pode obter o empréstimo por um banco distinto do que possui conta salário.

Aposentados e pensionistas do INSS

O programa de empréstimos a aposentados e pensionistas do INSS com consignação na folha de pagamento foi autorizado pela Lei nº 10.820, publicada no Diário Oficial da União em 17 de dezembro de 2003. As primeiras operações ocorreram em maio de 2004, através da Caixa Econômica Federal. Os convênios firmados entre o INSS e as instituições financeiras e/ou sociedades de arrendamento mercantil, a relação completa consta na página da Previdência Social na Internet.

Bancos

Alguns bancos que oferecem serviço de empréstimo:

Importante

Ao pensar em entrar numa dívida, pense também em como sair da mesma.

Leve em conta que sua renda mensal diminui, devido ao valor da prestação.

Confira seu orçamento familiar e se a dívida cabe nele.