Sem redução de velocidade

Operadoras móveis estudam cortar o serviço ao fim da franquia

ReducaoVelocidadeA vida dos consumidores está ficando mais difícil, principalmente para os dependentes de Internet no celular.

Hoje, o usuário que atinge o limite de consumo do seu plano de dados normalmente tem a velocidade de acesso reduzida. O valor da redução depende de cada Operadora, e é ruim o bastante para impedir de se assistir algum vídeo do YouTube ou mesmo trocar fotos, mas normalmente é o suficiente para permitir a troca de mensagens pelo Facebook ou WhatsApp.

Aparentemente, as Operadoras notaram que esta forma de redução de velocidade não estava ajudando a vender planos adicionais ou a elevar a franquia, afinal de contas, falar por mensagens no “Face” é o suficiente para a maioria das pessoas viverem conectadas até o final do mês.

Conclusão, todas as Operadoras estudam (ou já definiram) mudar o comportamento do seu plano de dados. A mudança é forçar o bloqueio da Internet ao final do uso da franquia, e ofertar a venda de pacote complementar para o cliente continuar a navegar livremente.

As Operadoras alegam, entre outras razões, que a redução de velocidade estava piorando a percepção de qualidade da rede, levando os usuários a reclamarem do sinal quando estão na condição de redução de velocidade.

Para os usuários fica o gosto amargo de ter que pagar mais para continuar a utilizar a Internet do celular, ou começar a restringir o uso, esperando que a franquia segure até o final do mês.