Por que iPhone 5 não terá 4G no Brasil?

iPhone 5

O iPhone 5 ainda não está homologado pela Anatel

 

O iPhone 5 tem capacidade de navegar em redes 4G, mas não a do Brasil. Isso é de conhecimento público, mas há alguns detalhes que não foram totalmente esclarecidos.

O iPhone 5 foi lançado em três modelos, um para o mercado norte-americano, um para o asiático (Coreia e Japão) e outro para Europa. Cada modelo suporta faixas determinadas de frequências para a rede 4G, dependendo da regulamentação de cada região.

O modelo americano suporta 4G na faixa de 700 MHz, faixa que não é ainda utilizada para telefonia móvel no Brasil. Esta faixa poderá ser leiloada pela Anatel nos próximos anos, mas ainda depende de estudos e realocação das empresas de TV. Muito se tem falado sobre esta possibilidade, mas é hoje realidade somente nos EUA.

O modelo mais adequado para o Brasil seria então o Europeu, que suporta 4G nas faixas de 850 MHz, 1,8 GHz e 2,1 GHz. Estas faixas já são utilizadas no Brasil pelas redes móveis de 2G e 3G. A sua utilização para 4G dependeria somente então de permissão da Anatel e do interesse das operadoras em migrar a rede 2G para 4G.

Isso parece, mas não é trivial, pois a rede 2G no Brasil representa a grande maioria do tráfego de voz, da cobertura móvel e de terminais nas mãos de usuários. Reduzir a rede 2G significa deixar uma base grande de usuários sem serviço.

A possibilidade acima também depende da homologação do iPhone 5 pela Anatel e da escolha do modelo que será vendido no Brasil pela Apple. Caso a Apple resolva comercializar o modelo norte-americano o suporte a 4G será desabilitado, pois a faixa de frequência de 700 MHz não é homologada ainda para redes móveis no Brasil.

A de se considerar também que as redes 4G somente estarão disponíveis no Brasil a partir de Abril de 2013, em algumas capitais. Com ou sem iPhone 5, a possibilidade de usar banda larga móvel com velocidades até 100 vezes maior que a atual ainda é distante.

Com informações da Anatel.