Notas Sobre As Recentes Manifestações Populares

Compilação de comentários e opiniões sobre as manifestações

 

Manifestação no Rio

Guy Fawkes me representa?

Movimento originado por uma parcela da população que não se sente representada e não tem seus anseios ouvidos pelo poder público.

A maioria usou seu direito legítimo de protestar e alguns poucos o pseudo direito de revolta – apoiado pelos malfeitores de plantão.

O poder executivo paralisou e se escondeu. Houve omissão no dever de informar, planejar e proteger a integridade da sociedade.

Os antigos líderes populares estão encastelados e fechados dentro do poder. Perderam o contato saudável com a sociedade da qual deveriam ser voz e são os mais assustados com a manifestação. Reações e decisões impulsivas tem sido constante nestes dias, como se os mandantes acreditassem que há uma fórmula mágica para calar os manifestantes.

Após mais de dez anos de melhorias a nova classe média descobriu que há muito a perder caso o aparente descontrole atual se mantenha. A insatisfação coletiva aliado ao novo poder de mobilização espontânea das redes sociais disparou os grandes movimentos.

A política esqueceu que a sociedade é plural. Os partidos hoje se colocam como de esquerda, ou como de coalizão do poder. O resto é taxado de inimigo. A balança pesou e vemos um movimento em busca de um novo equilíbrio. A recente visita do Papa Francisco pode ser um exemplo para nossos políticos de como o povo retribui o exemplo de comportamento público sereno, correto e justo.

A grande lição até agora é que a forma de fazer política tradicional envelheceu.