No Japão Ciclistas Guardam Bikes em Cavernas com Robôs

Serviço evita roubos e economiza espaço

 

Garagem subterrânea de bikeEm muitas cidades, ser um ciclista significa enfrentar os perigos do trânsito e o risco de ter sua bicicleta roubada ou vandalizada de tempos em tempos. E isso funciona para qualquer cidade do mundo.

Exceto em Tóquio, como mostrado no vídeo abaixo, lá sua “bike” é engolida em um estacionamento subterrâneo automático e fica protegida do mundo.

 

BicicletárioEsta engenhoca foi pensada para economizar o espaço de montar um bicicletário tradicional. A empresa que explora o sistema criou um sistema automático que funciona com um cartão pré-pago que dá acesso ao serviço. Para estacionar a bike, a mesma é colocada em frente da porta, em uma plataforma que prende a roda dianteira e puxa a bicicleta em um elevador para o subsolo.

Um braço mecânico interno guarda a bicicleta em um compartimento protegido, fora do alcance de qualquer um, e protegida de roubos e do tempo. Cada estação pode guardar até 200 bicicletas e o sistema deve ser expandido para as demais cidades japonesas.

Veja o sistema em ação no vídeo abaixo.

 

Fonte: popsci