Como procurar e pesquisar na Web

Agora um artigo detalhado sobre como criar estratégias para fazer uma procura ou pesquisa de assunto específico na Internet.

 

Estratégias

 

A tarefa de encontrar algum site na Internet nem sempre pode ser resumida a simplesmente escolher um dos buscadores (site de procura ou “search engines”), entrar a(s) palavra(s) / frase(s) desejada e clicar no resultado. Na prática, frequentemente conseguimos um monte de sites inúteis ou, por sorte, nenhum site como resposta. Para uma pesquisa rápida e com grande chance de sucesso é necessário ter algum tipo de estratégia de ataque. Algumas dicas úteis para que cada um construa sua própria tática:

  • Quanto mais específica for sua procura, maiores as chances de encontrar algum resultado com poucas interações. Ponha frases entre “aspas” para evitar a procura de palavras isoladas, use o sinal de mais (+) na frente das palavras que necessariamente devem existir nos sites procurados e use o sinal de (-) na frente das palavras que não devem existir nos sites procurados. Por exemplo: experimente, no Google, fazer as seguintes pesquisas: lugar vazio, lugar +vazio e lugar -vazio (todas sem usar aspas) e verifique os resultados obtidos.
  • Conheça os buscadores, use todos, verifique como eles formatam as respostas e quão abrangentes eles são em relação ao seus assuntos de pesquisa. Tenha seus preferidos, principalmente para pesquisas rápidas, mas sempre retorne aos demais para uma segunda opinião.
  • Verifique o tráfico na Internet em www.internettrafficreport.com se a conexão na sua área ou no destino estiver lenta, espere um momento melhor.
  • NÃO SE DISTRAIA! É fácil se distrair navegando na Web. Uma sessão de procura falha porque você se perde nos sites “interessantes” que encontra pelo caminho. Seja coerente e concentrado, escreva seu objetivo e não faça NADA mais até encontrá-lo. Mas, não gaste muito mais que uma hora em cada pesquisa, é melhor parar (guarde os resultados) e continuar outro dia do que insistir indefinidamente.
  • Outra técnica é verificar como os outros fazer pesquisas, alguns sites permitem que você veja as questões pesquisadas por outros internautas (tente em Google Trends). Mas, atenção! Estas duas técnicas são tópicos avançados e, apesar de poderosas, não substituem o trabalho individual de pesquisa.
  • Estude as páginas de “ajuda” de cada buscador e se familiarize com os comandos e operadores existentes. Há muitos recursos poderosos de pesquisa no formato básico de cada um e nem sempre é necessário usar o recurso de “pesquisa avançada”, o simples uso dos operadores corretos é suficiente e pode simplificar bastante uma pesquisa.

 

Avaliando os Resultados

 

Esta é a parte mais dura e demorada de uma pesquisa. O número de resultados pode variar de zero até milhares e sua relevância vai de considerável a inútil. Muitos resultados indicam que a questão foi muito geral e que se deve tornar a pesquisa mais específica. Poucos resultados, ou nenhum, significa que a questão foi específica demais e que se devem remover algumas palavras ou operadores da pesquisa.

Tente começar usando uma questão mais genérica e avaliando os resultados obtidos. Então torne sua pesquisa mais específica, adicionando (com ou sem o operador ‘+’) ou excluindo palavras (com o operador ‘-‘) do último resultado. Outra forma de estreitar a pesquisa é utilizar os campos especiais existentes em alguns buscadores, como seleção por região, língua ou data.

O sucesso de uma pesquisa depende também de qual buscador tem o melhor número de sites indexados referentes ao assunto desejado e de como eles estão organizados. Por isso é importante pesquisar em mais de um lugar quando o assunto é difícil ou obscuro.

Não avalie somente pelo título do site, olhe também a descrição fornecida. Alguns resultados podem parecer irrelevantes, mas podem conter páginas com links úteis para a pesquisa.

Quando o assunto pesquisado necessita ser atual, verifique a data das páginas encontradas para escolher o resultado mais atual. A data também pode ser uma indicação da probabilidade do site existir ou não. A Internet é muito volátil e os sites com data muito antiga (6 meses ou mais) podem estar desatualizados ou não existirem mais. E por fim, atenção com os sites maliciosos, alguns são somente armadilhas para capturar tráfego, mas há os que estão também interessados em seus dados ou em induzir o download de algum “malware”.

Pratique, teste e ganhe experiência. O melhor professor ainda é a prática, mas não cometa o pecado de se restringir a uma só ferramenta, procure novos buscadores, compare os resultados e nunca se dê por satisfeito.

 

Boa sorte!