BRT Transoeste / Rio 2016 – Solução e Problemas

Ligeirão BRT Transoeste

O corredor de transporte BRT Transoeste é uma das obras para preparar a cidade do Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016. A obra vai integrar diversos bairros da Zona Oeste da cidade através de um corredor expresso de ônibus articulados.

O objetivo da obra é aliviar o tráfego e diminuir o tempo de deslocamento entre os bairros da zona oeste do Rio de Janeiro, com estações e pistas exclusivas da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes até Santa Cruz.

Próximo do início da operação, a obra mostra vários problemas estruturais de implantação. O mais evidente é a utilização de uma das faixas da pista central para ser a via exclusiva de circulação dos novos ônibus. Ao invés de criar novas faixas no canteiro central, cujas dimensões permitem, o projeto optou por penalizar a via já congestionada. O que nos faz antever cenários piores de caos no trânsito até 2016.

Vista Faixa Pedestre BRT Transoeste
Outro ponto crítico é a falta de planejamento, não se inspecionou o local de forma a utilizar os recursos existentes na via pública. Olhe o caso da foto ao lado, onde se pode ver claramente que a nova calçada tem rampa de acesso de deficientes sobre a pista de carros, longe da faixa de pedestre e antes mesmo dos sensores do radar fixo existente em cada sinaleira. Caso nenhuma intervenção seja feita, está criada uma situação de perigo, com cadeirantes descendo na via sobre os carros e pedestres passando sobre o canteiro para atravessar a via. A correção significa que novas obras serão necessárias para adequar a via pública, que já estava pronta…

Vista Calçada BRT Transoeste
E por fim há a má qualidade da obra em si, com calçadas sem acabamento e trincadas. Não parece uma obra duradoura que deve resistir pelo menos os quatro anos restantes até as olimpíadas. Estamos diante de mais uma obra que estará sempre em reforma, por não ser durável e de qualidade?

Próximo do Rio+20 devemos ter mais cuidado ao planejar obras. Sustentabilidade é também sinônimo de qualidade e durabilidade.