BRT Transoeste / Rio 2016 – Planejamento?

Câmera em frente de placa de sinalização

Câmera em frente de placa de sinalização

O corredor de transporte BRT Transoeste ou ligeirão é uma das obras para preparar a cidade do Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016. A obra vai integrar diversos bairros da Zona Oeste da cidade através de um corredor expresso de ônibus articulados.

O objetivo da obra é aliviar o tráfego e diminuir o tempo de deslocamento entre os bairros da zona oeste do Rio de Janeiro, com estações e pistas exclusivas para ônibus articulados partindo da Barra da Tijuca, passando pelo Recreio dos Bandeirantes até Santa Cruz.

Conforme já noticiamos em outro artigo, vários problemas de planejamento e execução existiam às vésperas do início da operação, alguns inclusive já solucionados. Mas ainda temos pontos que merecem ajustes.

Detalhe do posicionamento da câmera

Detalhe do posicionamento da câmera

Um destes pontos é o posicionamento das câmeras de monitoração da via. Em todos os semáforos e cruzamentos ao longo do trajeto do Ligeirão foram instalados câmeras de monitoração da via. Mas, próximo do cruzamento de acesso aos condomínios Barra Sul, sentido Recreio, a câmera foi instalada praticamente em frente à placa de sinalização, ou seja, com visada praticamente obstruída. Nas fotos vemos a câmera em frente à placa de sinalização e o detalhe da câmera praticamente apontada para o chão da via (detalhe no canto superior esquerdo). Vejam e tirem suas conclusões.