Aparelhos NFC – O que são e qual utilidade?

Google Wallet

Google Wallet

O padrão NFC (Near Field Communication, ou comunicação por proximidade, em tradução livre) permite que aparelhos celulares e outros dispositivos similares possam se comunicar automaticamente ao serem aproximados ou tocados. A tecnologia é baseada no padrão RFID equivalente à utilizada nos cartões de transporte coletivos, metrôs, crachás de acesso de empresas e chips de identificação de animais. O objetivo é estabelecer um canal de comunicação de forma simples e segura para aplicações específicas, tais como pagamento de contas, liberação de acesso, transferência de arquivos e identificação.

Diferentemente de outras tecnologias sem fio, tais como Wi-Fi e Bluetooth, o NFC não necessita de configuração prévia e procedimentos complexos de conexão, bastando aproximar o aparelho a outro compatível ou a um leitor externo para iniciar a comunicação. Dispositivos NFC podem ser utilizados em sistemas de pagamento por proximidade (contactless), como uma forma de substituir o uso de cartões de crédito, pode ser também usado como bilhete eletrônico para eventos, transporte e identificação. Integrado com um sistema de pagamento móvel, o NFC permite que o celular substitua estes sistemas.

Exemplos de uso no mundo incluem o Google Wallet nos EUA, que permite consumidores armazenar cartões de créditos em uma carteira virtual e utilizar dispositivos NFC em equipamentos MasterCard Pay Pass. Alguns países da Europa instalaram sistemas de NFC na rede de transporte pública.

Por funcionar somente a pequenas distâncias (máximo 4 cm) e ter sistema forte de criptografia, o NFC é considerado um meio seguro para transações financeiras e de identificação pessoal.