Claro, Oi, Tim e Vivo – Quem ganha com a decisão da Anatel?

Atualizado: 27/07/2012

A decisão da Anatel anunciada nesta noite (18) de suspender a venda de novas linhas das operadoras Claro, Oi e TIM pode ter sido tomada em bases técnicas, mas claramente afeta a dinâmica do mercado e define alguns ganhadores e perdedores.

Vamos para alguns fatos importantes. A Anatel avalia as operadoras baseando principalmente em dados gerados pelas próprias, mais conhecidos como indicadores de qualidade. Os indicadores para as operadoras móveis são definidos no Plano Geral de Metas da Qualidade e estes indicadores são monitorados contra os valores mínimos definidos pela própria agência, e ajustados periodicamente. Ou seja, para Anatel, tão ou mais importante que ter boa qualidade é mostrar ter boa qualidade no serviço prestado e atendimento aos consumidores.

Aparentemente esta lição foi bem assimilada pela Vivo, que, mesmo enfrentando dificuldades similares que as demais, tais como fusões, endividamento e redução de investimentos, soube manter seus indicadores de qualidade dentro da meta. Isso, sem entrar no mérito da qualidade do serviço percebido pelos consumidores.

Mas a decisão desta semana trás um efeito imediato: quem sairá ganhado com a redução da competição no período anterior ao do dia dos pais?

Indubitavelmente, o grande beneficiado foi a Vivo, que vê se abrir uma janela de oportunidade para ampliar a sua liderança. Da mesma forma, o grande perdedor foi TIM, que praticamente perdeu toda sua capacidade de venda, mesmo nos poucos estados não afetados, o estrago está feito.

Mas e quanto a Claro e a Oi? Uma visão rápida indicaria que a Claro ficou em uma situação um pouco melhor, por ter sido suspensa em “apenas” três estados. Mas uma análise mais fria mostra um cenário diferente, e o ponto fulcral é o estado de São Paulo. Este estado representa algo como a metade do mercado nacional de telecom e a suspensão das vendas da Claro nele significa que nas próximas semanas haverão somente duas operadoras móveis efetivas no mesmo, Oi e Vivo.

Outro ponto relevante é que a Oi não foi afetada na sua capacidade de venda nos estados em que tem maior participação, principalmente no Nordeste.

Conclusão final, ganha Vivo, seguida a distância pela Oi. Os demais perdem.

A evolução das ações na Bolsa de São Paulo nas semanas seguintes à decisão confirmam a análise acima, após a queda inicial pelo fato.

Vemos agora uma pressa das operadoras e uma ajuda velada do Ministério das Comunicações para liberar a venda antes da semana do dia dos pais.

Esperamos que ao final de todo este processo o consumidor também ganhe.